APRESENTAÇÃO DA ALSAPEM PARA O PROJETO MÚLTIPLOS OLHARES

A AlsapEM nasceu da luta e vontade de portadores, amigos e familiares de Esclerose Múltipla juntos buscando uma visão diferente e mais inclusiva, nascendo da união de todos para a realização de uma palestra dando voz a cada portador e a cada familiar em busca de uma melhor qualidade de vida, com apoio de profissionais de saúde levando sempre em conta a história de vida de cada membro dessa comunidade, em consequência fomos fecundados no mês da conscientização da EM no Agosto Laranja de 2017.

SIGLA- ALSAPEM

Associação do Litoral Santista de Amigos e Pacientes de Esclerose Múltipla.

alsapem-logo

O logotipo foi inspirado no logo da federação internacional e da abem, lembrando um neurônio sendo o núcleo um coração, simbolizando o amor que uniu pessoas a fundar a associação a referência da família Alsapem.

Desde a fundação, temos desenvolvido várias ações sociais, projetos de políticas públicas, parceria com as principais farmacêuticas, apoio dos especialistas de Esclerose Múltipla da região e a acolhida de pacientes e familiares de EM. Participando ativamente em várias mobilizações como o Fórum Social da Baixada Santista, Conselho de Doenças Raras, do Núcleo de Saúde Coletiva da Baixada Santista dentre outros. 

Em meio às conquistas, podemos elencar a representatividade no Conselho Municipal de Saúde, dos Direitos dos Deficientes e fazer parte da Rede ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), que tem sido bastante significativa, além do projeto de Dentro pra Fora que recebeu o  segundo lugar no Fórum Atores da Saúde. 

Buscamos incansavelmente, a visibilidade da doença e a capacitação de especialistas em prol da melhoria da qualidade de vida do paciente, principalmente, pelo SUS - que é a maioria.

A ALSAPEM realiza e participa de inúmeras ações desde o ano de 2016, tendo em especial um olhar empático em relação ao ano de 2020 onde iniciou-se a pandemia de Covid-19 que permanece até os dias atuais indicando que não paramos de buscar melhorias até hoje.