Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla – APPEM

A Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla – APPEM, é uma associação não governamental, assistencial e filantrópica, sem fins econômicos, com prazo de duração indeterminado, tendo como missão promover, divulgar e esclarecer a Esclerose Múltipla e suas terapias, prestar assistência e orientação ao portador e seus familiares. Funcionando em sala cedida no Hospital São Marcos a APPEM foi fundada em Novembro de 2004. Reconhecida de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 3461 de 04/11/05 e Estadual pela Lei nº 5519 de 11/07/06. – C.N.P.J. 07.373.586/0001-89, localizada na Rua Olavo Bilac, 2300 – Centro no Hospital São Marcos – Telefone: 2106-8080 – CEP: 64.001-280/ Teresina-PI.

  • Quais as políticas públicas que foram mais relevantes para a EM?

A APPEM apoia e fomenta atividades sociais, culturais, assistenciais e comunitárias, articulando às organizações da sociedade civil, Estado e setor privado na busca de recursos para a formação de um fundo comunitário para promoção de investimento social.

Garantindo acesso aos serviços de saúde de maneira mais digna e satisfatória às suas necessidades, conseguimos também cadeiras de rodas, fisioterapias nas faculdades, vale transporte - auxílio locomoção - (para a realização de exames, fisioterapia), visita domiciliar; informações sobre os direitos e os tratamentos disponíveis, entre outros.

  • Como temos divulgado a EM, ao longo do tempo?

A APPEM, faz divulgação através de jornais locais e sites, prestando esclarecimentos para a população sobre a esclerose múltipla, trazendo conscientização para os pacientes e seus cuidadores da cidade de Teresina.

Com panfletagem, palestras nas universidades, as jornadas científicas e a questão de eventos voltados para os pacientes nas datas comemorativas.

  • Como considermos o papel da atuação das Associações junto aos pacientes ao longo do tempo?

As associações tem sido fundamental pois através delas, foi possível mais conscientização e acompanhamento dos pacientes e seus cuidadores. Estabelecendo, através de escuta qualificada e palestras educativas uma troca de experiências que são de vital importância para qualidade de vida do paciente. Com acompanhamento com o neurologista assistente, ajuda em exames, palestras com outros profissionais tanto na área da saúde como judicial.

A ABEM, associação brasileira de esclerose múltipla tem organizado encontros on-line de advogacy. Com a participação das associações de todo Brasil, com esclarecimentos tanto da parte jurídica como do serviço social. Esclarecendo todo processo jurídico e social sobre medicações e direitos dos pacientes. Onde também tem realizado cursos de capacitação para os pacientes e seus cuidadores através do Sebrae. Ademais, nos últimos anos não foram estabelecidas parcerias com empresas farmacêuticas.

foto-appem-1

foto-appem-2

foto-appem-3

foto-appem-4