Fisioterapia na Esclerose Múltipla

Por Giulianna Ferrero

Como a Fisioterapia ajuda quem tem Esclerose Múltipla?

Existem inúmeros tratamentos para as pessoas que tem diagnóstico de Esclerose Múltipla. Dentre eles os tratamentos medicamentosos, onde são indicados remédios pelo médico neurologista para controle da doença, e o tratamento não medicamentoso que envolve a participação de vários profissionais como os Fisioterapeutas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Educadores Físicos, Nutricionistas etc.

Uma dessas terapias que é fundamental para o tratamento do paciente de Esclerose Múltipla é a Fisioterapia, pois ajudará na prevenção, controle e reabilitação dos seu principais sintomas, como: Fadiga, Déficit de Equilíbrio, Alteração da Marchar, Problemas na coordenação motora, Fraqueza muscular, Alteração de Sensibilidade etc. A Fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico da Esclerose Múltipla, para atuar de forma preventiva, ou seja, através de exercícios que irão preparar o corpo para não ficar tão debilitado na ocorrência de um surto. Auxiliando na recuperação dos sintomas e evitando sequelas.

Quando já há a presença de sequelas a fisioterapia assume o seu papel mais conhecido, o de reabilitação. Nesse caso os exercícios serão voltados para auxiliar na recuperação do movimento e da função. Baseado sempre nas necessidades de cada paciente individualmente.

Outro objetivo da fisioterapia na Esclerose Múltipla é introduzir a prática de exercícios físicos para a melhora da independência e da qualidade de vida do paciente. Permitindo com que ele possa trabalhar melhor, viver sem a necessidade de auxílio de terceiros, realizar as tarefas do dia a dia, e ter uma vida com qualidade, funcional e produtiva.


Giulianna Ferrero é Fisioterapeuta Formada pelo Centro Universitário São Camilo (2010), Especializada em Fisioterapia Motora Ambulatorial e Hospitalar Aplicada à Neurologia pela UNIFESP (2012), e em Aprendizagem Motora Pela USP (2015). Mestranda em Ciências da Atividade Física pela USP. Fundadora da Balance Fisioterapia (@balancefisioterapia – www.instagram.com/balancefisioterapia ), uma clínica especializada voltada para a reabilitação de pessoas com doenças neurológicas. Desde 2015 atua diretamente com atendimentos e orientações fisioterapêuticas á Pacientes de Esclerose Múltipla. No Instagram @dra.giuliannaferrero (www.instagram.com/dra.giuliannaferrero) lidera um movimento para conscientização das pessoas com Esclerose Múltipla da importância da fisioterapia e dos exercícios físicos para controlar os sintomas, e ter uma melhor qualidade de vida.

Foto de Giulianna Ferrero

Giulianna Ferrero

Fisioterapeuta